quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Primeiro encontro do Grupo de Gestantes



Nosso primeiro encontro foi uma delícia! Todas estão muito lindas com suas barriguinhas! Para quem não pôde participar, ai vai uma breve ata dos assuntos que falamos.

Primeiro houve uma apresentação, onde cada uma contou como foi o processo de engravidar, gestação e parto (para aquelas que já haviam passado por um ou mais de um). Trocamos muitas experiências através de cada um destes relatos. Para as mães de primeira viagem principalmente, os relatos foram ricos!

Por exemplo, como foi a escolha do médico para cada uma de nós?

Como abordar com o médico nossas preferências e expectativas em relação ao nosso parto?

Esse é um assunto muito importante, e que vai ser fundamental para que o momento do nascimento de nosso filho seja o mais tranqüilo e saudável possível. É importante que haja uma entrega total e para isso, é preciso ter confiança nos profissionais que nos acompanharão durante esses poucos e longos meses.



Perguntas ao médico:
Para as mães que desejam fazer um parto normal, enumeramos uma série de perguntas que poderiam ser feitas ao médico durante as primeiras consultas do pré-natal. Assim é possível sentir a disponibilidade do médico para fazer, ou pelo menos tentar, um parto normal. Aí vão algumas delas:


- Em que situações você não faria um parto normal?

- Você esperaria mais de 40 semanas o trabalho de parto acontecer naturalmente?

- Você costuma fazer partos normais com que freqüência? (Para uma resposta mais “correta”, às vezes temos que entrar em contato com o hospital)

- Você acha que se o bebê passar de determinado peso, o parto deveria ser uma cesariana?

- Que perigos você acha que tem o parto normal?

- Que perigos você acha que tem a cesariana?


Na revista Pais&Filhos de dezembro 2008, há uma matéria bem interessante sobre os riscos que implicam uma cesárea e os motivos que muitos médicos apontam como indicativos para uma cesárea, mas que em realidade poderia ser um parto normal. Acessem a matéria no site: www.revistapaisefilhos.com.br

Nos relatos, pudemos ter uma amostra de como cada gestação é uma gestação, cada parto é um parto. Um diferente do outro e único. O importante é que o parto aconteça de forma saudável tanto para o bebê quanto para a mãe, do jeito que for.

Se for natural, sem anestesia, de cócoras, que seja de maneira a trazer realização a ambas as partes.

Se for normal, tranqüilo, com anestesia, que seja para a felicidade de ambos.



Se for uma cesárea necessária, que seja em boa hora e com muita saúde para o bem de todos.

O parto não deveria ser uma experiência traumática, da qual a mãe se lembra com temor, mas sim como um momento de vida, de transformação, de felicidade por trazer um filho ao mundo. O parto é o final de um processo que é a gestação, e merece toda atenção. E para que isso aconteça, vale a pena escolher com critério os profissionais que nos acompanharão, e também nos informarmos e nos prepararmos para aproveitar ao máximo esse tempo tão especial.

Livros:
Recomendamos alguns livros para acompanhar a gestação. O “Parto Ativo”de Janet Balaskas é maravilhoso e o “Gravidez Natural, da mesma autora também é muito bom.

Mães de segunda viagem
As mães de segunda viagem comentaram o quão importante está sendo participar de um grupo de gestantes, onde elas podem estar dedicadas exclusivamente àquele bebê que estão gerando, quando todos os outros momentos do dia são do primeiro filho, que exigem cada segundo das atenções. Assim, também falaram como é gostoso poder passar suas vivências para as mães de primeira viagem.


Ficamos contentes com nosso primeiro encontro!

Um grande abraço para vocês!


Tarsila e Emilia

Nenhum comentário: