terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Amamentação, um ato de amor pela vida!

Ata, 14 de Janeiro - Grupo de Gestantes

Olá Meninas!

Neste último encontro tivemos a visita da Regina, Enfermeira Obstetra, super fera em aleitamento materno. Ela nos mostrou como é um parto normal sem intercorrências. Tarsila fez o parto da boneca Laura!



E nos contou MUITO sobre amamentação.



Vejam só o que ela nos falou:

Nós somos mamíferas, como todas as outras, FOMOS FEITAS PARA AMAMENTAR! A única coisa que nos diferencia das outras mamíferas, é a nossa cabeça pensante que pode atrapalhar os acontecimentos em nosso corpo e em nossos instintos naturais.

Sabemos que esse é um capitulo dos mais importantes, pois é uma questão de dois (mãe e bebê) e como se não bastasse, temos em volta sempre alguém para falar algo que nos ajuda ou nos atrapalha... É a avó, a mãe, a tia, a sogra... Nossa! “Essa criança está com fome, dá logo uma mamadeira para ela”, “O seu leite é fraco”, “Você não tem leite” e por aí vai.

Então, meninas, estejam seguras! “Yes, we can!” Mas não hesitem em pedir ajuda! Os profissionais estão aí para isso.

- Preparando a mama:
Durante a gestação, expor a mama a banhos de sol por 15 minutos antes das 10 da manhã e depois 16h. Depois do quarto mês, pode-se passar uma toalha felpuda na região ou mesmo usar um sutiã recortado na área do mamilo, para deixá-lo em contato com a roupa. Essas dicas ajudam a aumentar a resistência do mamilo.

- O Começo de tudo:
Se for possível, imediatamente após o parto, o bebê deve ser levado em contato direto com a mãe e levado ao peito. O maior reflexo de sucção neural ocorre na primeira meia hora de vida (ele se lembra de como sugava na vida intra-uterina)! Por isso, conversem com os médicos de vocês para que o parto seja humanizado, para que mãe e bebê possam estar o quanto antes juntos novamente.

- Pega Correta:
Para não ter nenhum problema com a amamentação, primeiro de tudo, o bebê tem que fazer uma pega correta na mama da mãe. O bebê deve abocanhar a maior parte da aréola. Você pode ajudar, fazendo uma prega na lateral da aréola e colocando-a dentro da boca do bebê. Pode também puxar o queixinho dele para baixo, abrindo mais ainda a sua boca depois que ele já estiver sugando.



Numa pega correta, com movimentos peristálticos, a língua esvazia as ampolas lactíferas, estimulando a produção e ejeção de mais leite. Enquanto houver estímulo, haverá leite. Se de alguma maneira, você estiver incomodada ou sentindo dor, a pega está errada. A posição correta da pega é na aréola, não no bico, e essa não gera dor.



- Ambiente:
Estar tranqüila e ter um ambiente acolhedor e confortável. Prestar atenção na postura para não ficar dolorida. Ter apoio para as costas, os braços e pernas. Estar realmente confortável! Sempre um copo de água ou suco, por perto. Amamentar dá muita sede. E a ingestão de líquidos ajuda na produção de leite. Mas nada de café ou refrigerante. Alguns chás também não são indicados.
Faça deste momento um ritual.

- Apojadura (descida do leite):
Pode ser um pouco assustador, pois o leite desce rapidamente e as mamas crescem absurdamente. Pode ser dolorido e as mamas podem ficar quentes e avermelhadas. O leite tem que ser drenado! E o bebezinho ainda não é capaz de drenar tudo isso sozinho. Então peçam ajuda! Drenem esse leite para alívio das mamas e doem o excedente! Drenem até sentirem alívio, não precisa tentar tirar todo o leite, lembrem-se, quanto mais estímulo mais leite nosso corpo entende que precisamos produzir.

- Posições de amamentar (normal, invertida, de cavalinho...):
Diferentes posições podem ajudar em uma melhor pega e melhor drenagem do leite de todos os quadrantes da mama, como na posição invertida.


Posição Invertida

A posição de cavalinho estimula o bebê mais sonolento a mamar.


Posição de Cavalinho


- Colostro:

É aquele líquido que já sai das mamas até mesmo antes do bebê nascer, meio amarelinho. O colostro deve ser o primeiro alimento do recém-nascido nas 48 horas iniciais de vida, pois é muito rico em anticorpos, daí ser chamado de a “primeira vacina”.

- Leite anterior e leite posterior:
O leite posterior é mais calórico e como ele desce depois, devemos estimular que o bebê aproveite bem a mamada, não deixando que ele durma no meio do processo. Com a ordenha correta, você terá sua mama esvaziada e a certeza de que seu bebê está bem alimentado por mais três ou quatro horas.

- Ritmo das mamadas:
Entre a mãe e o bebê, um ritmo natural que pode girar em torno de 8 mamadas por dia, ou de 3 em 3 horas, até 4 horas de intervalo no máximo.

- Os diferentes tipos de mamilo (protuso, semiprotuso, pseudo-invertido, invertido):
Os mamilos pseudo-invertidos e invertidos podem dificultar muito a amamentação. Mas não é totalmente impossível com a ajuda de um profissional e com o auxílio de um bico de silicone.

- Golfadas e fezes:
As fezes e as golfadas de um bebê amamentado no peito não cheiram mal. As fezes são como uma sopinha de legumes. E um bebê de peito pode ficar até 7 dias sem evacuar, sem problemas. O que acontece é que o bebê absorve tudo o que mama e por isso não precisa fazer cocô. Observe se ele está bem, se está fazendo xixi. Se está tudo ok, então não há motivos para preocupação.

- Desmame:
O desmame começa aos 6 meses de idade, quando o bebê passa a comer outras coisas. E vai se reduzindo aos poucos até o desmame total. Temos um post no blog sobre alimentação que está bem completo. A amamentação é uma relação de dois. Só existe quando os dois querem. E termina quando uma das partes desiste.

- Participação do Pai:
Ok, a amamentação é uma questão de dois. Mas pode e deve ser de três! Quando estamos com nossos bebês, parecemos leoas. Tudo a gente quer fazer. Mas não vamos esquecer o pai para que ele também não se sinta de lado. Trazer o pai para perto neste momento lindo, é fundamental! O pai pode e deve fazer várias tarefas com o bebê: por para arrotar, dar banho, trocar a fralda.... Até porque é um momento de muito desgaste para nós. Então precisamos desta ajuda e ninguém melhor do que o pai! O envolvimento do pai, forma laços indispensáveis na formação do vínculo entre pai, mãe e bebê e é determinante no desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança.

É isso aí, queridas! Ainda falamos muita coisa relacionada ao amamentar, mas fica para uma próxima ata. O mais importante é que amamentar é um grande prazer e só traz benefícios para o bebê, para a mãe e para o planeta!! É a primeira relação de amor, de ritmo e de educação e é como ele aprende a se relacionar com o mundo!!!

Muito obrigada Regina pela aula!! Foi maravilhoso!

Quem quiser, depois do bebê nascer, pode solicitar uma visita profissional no hospital ou em casa à Regina. Ela dá uma super orientada, tira dúvidas, ajuda na pega do bebê, é uma mão na roda!

Contato:

Regina Moreira Lima
(11) 9491-6840 ou (11) 5524-6007
reginamlima@hotmail.com


Fontes:
“A arte de amamentar” de Karen Pryor
“Aleitamento Materno – Um banho de vitalidade” de Dr. Alexandre Rabboni

Emilia e Tarsila

4 comentários:

Anônimo disse...

ola eu estou amamentando minha filha de 02 meses e gostaria de saber de vcs se vcs tomao alguma vitamina para repor energias ,meu medico receitou materna ,mas ainda me sinto fraca,pois nao tenho como me alimentar direito pois fico sozinha o dia inteiro e nao existe tempo vcs sabem como é né? entao por favor me ajudemmmm! obrigada

Casulo Baby Bag disse...

Olá! Bom, esse periodo de amamentação nos primeiros meses são bem cansativos mesmo. Demora até que você e seu bebê entrem em um rítmo. Mas é FUNDAMENTAL que você se alimente bem e aproveite para descançar quando o bebê estiver dormindo. Má alimentação e cansaço podem comprometer a sua produção de leite! E se mesmo tomando o Materna você se sente fraca, é melhor consultar o seu médico o quanto antes novamente. Você pode por exemplo estar com uma anemia. Se alguém puder de dar uma força com a casa pelo menos neste começo, seria ótimo!
Boa sorte para você! E coma direitinho, viu!?

Emilia e Tarsila

Jorge Purgly disse...

Cara Regina, estou escrevendo uma série de artigos em http://drbachflower.blogspot.com e gostaria de em breve postar um artigo curto sobre a postura correta para amamentar. Peço licença para colocar o diagrama ilustrativo sobre o assunto que encontrei aqui, muito instrutivo por sinal.
Para saber mais sobre mim, visite meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly
e os meus blogs
http://purgly.wordpress.com (sumário)
http://biometrio.blogspot.com
(corpo)
http://konektigi.blogspot.com
(renda)
http://mastersuno.blogspot.com
(ambiente)
http://purgly.blogspot.com
(social)
http://universotrade.blogspot.com
(espiritual)
Aproveito a oportunidade para dar parabéns a este blog e para desejar , em tempo, um Feliz Ano Novo.
Um abraço,
Jorge

Natalia Oliveira disse...

Gostei muito do post, a amamentação foi complicada para mim, onde meu filho acabou machucando o bico do meu seio por pegar errado.